Desde a História Antiga, sabemos da importância educativa dos jogos de raciocínio para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos seres humanos.
Nesse sentido, a oficina de história se conecta diretamente com os conceitos da História Antiga e da Geografia, proporcionando sensorialmente a construção de novas percepções e conhecimentos desse período.
Na oficina, são trabalhados objetivos cognitivos como: as competências históricas e culturais dos romanos; expansão e declínio – conquistas territoriais; leitura de mapas, fronteiras e a constituição geomorfológica. Bem como os objetivos sócio-emocionais: percepção do objetivo compartilhado pelo grupo, respeito às regras e aos demais colegas e a prática jogo limpo, onde se observa as relevâncias éticas.
Como foi desenvolvido as regras da oficina de história:
O JOGO
Componentes
01 tabuleiro oficial do jogo;
10 cartão-território;
10 soldados;
02 dados (ataque e defesa).
Grupos: ETRUSCOS, LATINOS, ITALIOTAS, SABINOS E GREGOS;
Compostos por 4 a 6 jogadores.
ESPAÇO: Sala Multi – mesas coletivas
Objetivo: Ser o grupo a conquistar e manter o maior número de províncias dentro do Império Romano.
ATIVIDADE:
– O jogo ocorrerá em 50 minutos. A cada rodada, os integrantes do grupo jogaram os dados de ataque e o ponentes de defesa. Serão realizadas cerca de 03 rodadas com 02 ataques por grupo.
– Em cada rodada, serão feitas pausas para intervenções de conteúdo ou pedagógicas
da professora.
– No término, os grupos responderão ao questionário sobre suas observações e conhecimentos adquiridos durante o jogo, para checar os conteúdos das disciplinas de História e compor a nota do trabalho.
CRITÉRIOS | VALOR | |
SOCIOEMOCIONAIS
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Respeito às regras, colegas e política do “bom jogo”. | 2 pts |
Percepção do objetivo compartilhado pelo grupo. | 2 pts | |
COGNITIVOS
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Associar a vivência de jogo ao território do império romano, aos conceitos culturais, histórico e geográficos do período. | 2 pts |
Associar a vivência de jogo ao conteúdo da expansão do I.R. Capítulo 13. | 2 pts | |
Associar a vivência de jogo ao conteúdo da queda do I.R. Capítulo 14. | 2 pts |