Célula animal e vegetal, os alunos do 6°A foram desafiados a montar pizzas que ilustrassem as células animais e vegetais.
A primeira etapa foi realizada no laboratório. Os alunos analisaram uma casca de cebola e viram que a célula vegetal, assim como a animal, é eucariótica, ou seja, possui núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca). Além dessa característica, essas células possuem membrana plasmática e citoplasma, estruturas comuns a qualquer célula.
Para analisar a célula animal, foi coletada a saliva dos alunos para uma análise mais detalhada, e o resultado foi surpreendente, os alunos viram como funciona a célula animal e que ela apresenta uma estrutura organizada com três partes básicas: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo.
Na segunda etapa, os alunos precisaram organizar, por meio de um esboço, os ingredientes e adaptá-los para representar as organelas celulares estudadas em aula.
Em seguida, os alunos montaram suas pizzas de acordo com o que havia sido estipulado pela professora e, com os ingredientes, determinaram o que fora pedido em seus esboços.
Todos capricharam em suas montagens e apresentações (explicações). Após essa etapa, as pizzas foram ao forno e todos se deliciaram.
A aplicação desse método de aula é bem significativo, pois auxilia na compreensão do conteúdo, principalmente quando nos utilizamos de situações cotidianas, pois organiza o pensamento a ponto de desafiar o aluno em busca de conhecimento.