Piaget

Piaget

Piaget

Desde a História Antiga, sabemos da importância educativa dos jogos de raciocínio para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos seres humanos.

Nesse sentido, a oficina de história se conecta diretamente com os conceitos da História Antiga e da Geografia, proporcionando sensorialmente a construção de novas percepções e conhecimentos desse período.

Na oficina, são trabalhados objetivos cognitivos como: as competências históricas e culturais dos romanos; expansão e declínio –  conquistas territoriais; leitura de mapas, fronteiras e a constituição geomorfológica. Bem como os objetivos sócio-emocionais: percepção do objetivo compartilhado pelo grupo, respeito às regras e aos demais colegas e a prática jogo limpo, onde se observa as relevâncias éticas.

Como foi desenvolvido as regras da oficina de história:

O JOGO

Componentes

01 tabuleiro oficial do jogo;
10 cartão-território;
10 soldados;
02 dados (ataque e defesa).

Grupos: ETRUSCOS, LATINOS, ITALIOTAS, SABINOS E GREGOS;
Compostos por 4 a 6 jogadores.

ESPAÇO: Sala Multi – mesas coletivas

Objetivo: Ser o grupo a conquistar e manter o maior número de províncias dentro do Império Romano.

ATIVIDADE:

–  O jogo ocorrerá em 50 minutos. A cada rodada, os integrantes do grupo jogaram os dados de ataque e o ponentes de defesa. Serão realizadas cerca de 03 rodadas com 02 ataques por grupo. 

– Em cada rodada, serão feitas pausas para intervenções de  conteúdo ou pedagógicas

da professora.

– No término, os grupos responderão ao questionário sobre suas observações e conhecimentos adquiridos durante o jogo, para checar os conteúdos das disciplinas de História e compor a nota do trabalho.

                                                                          CRITÉRIOS VALOR
SOCIOEMOCIONAIS
Respeito às regras, colegas e política do “bom jogo”. 2 pts
Percepção do objetivo compartilhado pelo grupo. 2 pts
COGNITIVOS
Associar a vivência de jogo ao território do império romano, aos conceitos culturais, histórico e geográficos do período. 2 pts
Associar a vivência de jogo ao conteúdo da expansão do I.R. Capítulo 13. 2 pts
Associar a vivência de jogo ao conteúdo da queda do I.R. Capítulo 14. 2 pts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Phone
WhatsApp
WhatsApp
Phone
Pular para o conteúdo
Colégio Piaget
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.